É um processo terapêutico que visa facilitar a interação do indivíduo com outras pessoas. O psicólogo procura criar condições para um ambiente seguro, onde cada indivíduo expõe suas experiências e sentimentos, possibilitando a resolução dos conflitos em comum.

A proposta da terapia de grupo é que não haja julgamento sobre as questões trazidas, mas sim, que os envolvidos relatem situações parecidas com as expostas pelos membros do grupo e que expressem como lidaram com suas dificuldades. O “outro” funciona como um espelho, no qual a pessoa pode se ver, identificar-se, sentir apoio e, dessa forma, encontrar autonomia e confiança em suas novas escolhas. As sessões são realizadas em grupo de três ou mais pessoas, com duração aproximada de duas horas, uma vez por semana.O grupo pode ser composto por pessoas com a mesma patologia, sintoma ou demanda que as levou procurar ajuda motivadas pelo autoconhecimento e pela melhoria da relação interpessoal.

O psicólogo habilitado para trabalhar com grupos participa de forma a apoiar todos os presentes e auxiliá-los com a teoria necessária para a mudança terapêutica.