A psicoterapia é um método de tratamento psicológico realizado por profissional com formação acadêmica e credenciamento no órgão de classe de sua profissão, no qual a pessoa é compreendida em todas as suas dimensões, desde as primeiras trocas afetivas até a complexa estruturação de seus conflitos e defesas. Esse processo é realizado por meio da participação ativa da pessoa que busca a psicoterapia, contando com a atenção, escuta e supervisão do psicoterapeuta, que pode ser formado em Psicologia ou Psiquiatria.

O processo psicoterápico é um importante recurso para a pessoa lidar com as dificuldades que aparecem ao longo da vida, como: questões relacionais com a família, amigos, parceiros, no ambiente de trabalho; sofrimentos decorrentes de sintomas psicofísicos, depressão, estresse ou qualquer doença. Além disso, a psicoterapia é o espaço favorável para reflexão e transformação de padrões esteriotipados de funcionamento, promovendo assim o autoconhecimento e o reestabelecimento do processo criativo de cada um, recurso humano que proporciona a prevenção de doenças e uma vida psíquica saudável.

Várias são as abordagens em psicoterapia, mas independente delas o mais importante no processo psicoterapêutico é o vínculo de intimidade e confiança estabelecido entre o profissional e o cliente, pois essa é a válvula motriz que estabelecerá o rumo do trabalho psicoterapêutico, que será finalizado quando a pessoa encontrar seus próprios recursos para lidar com as muitas fases da vida.