Alguns problemas no comportamento infantil fazem com que, muitas vezes, os pais se preocupem e busquem por ajuda profissional. Entre os problemas mais frequentes estão: distúrbios de aprendizagem e de comportamento, agressividade, ausência de limites, alto grau de ansiedade, depressão, timidez, falta de controle para segurar a urina e/ou as fezes, baixa autoestima, separação dos pais, entre outros.

O Holons conta com um ambiente repleto de brinquedos, jogos, livros infantis e materiais de arte, para auxiliar o processo de aprendizagem a fim de que a criança possa lidar da melhor forma possível com as suas emoções.

O processo de psicoterapia infantil se dá pelo brincar, pois as crianças, na maioria dos casos, não sabem explicar como se sentem emocionalmente. Ao invés de verbalizar, os pequeninos expressam melhor suas emoções através do lúdico. O psicólogo especializado estimula a criança a se comunicar e entrar em contato com o seu universo, conflitos e dificuldades.

Durante a brincadeira, a criança pode retratar um momento que considerou difícil na vida real e mudá-lo. Também pode possibilitar um ensaio para a vida adulta, pois quando brinca de ser mãe ou de executar diferentes profissões ela vai aumentando seu repertório de vivências e compreendendo melhor o mundo à sua volta.

Durante o processo terapêutico é fundamental o acompanhamento dos pais, pois no decorrer da psicoterapia eles são orientados quanto a melhor maneira de auxiliar a criança diante das suas dificuldades.